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quarta-feira, 14 de março de 2012

Regulamento - Estreante

Estão ai os regulamentos da Copa Oeste de gaiolas 2012.
Com o gpracing ainda está fora do ar, vamos disponibilizando tudo pro aqui.


Campeonato Regional de Gaiolas 2012

FÓRMULA TUBULAR (gaiolas a AR)
Categoria Iniciantes Original

REGULAMENTO TÉCNICO 2012

Introdução –
Categoria a AR novatos: Categoria exclusiva para veículos com motores carburados de fusca refrigeração a ar com características originais.
Tudo aquilo que não é especificamente permitido neste Regulamento, é expressamente proibido, e assim sendo, todos os itens omissos neste Regulamento, deverão encontrar-se nas suas características originais. No caso de dúvida, as peças deverão ser confrontadas com as originais de fábrica.
Todas as modificações são proibidas com exceção das previstas nesse regulamento.
Quando este Regulamento não permitir clara e especificamente que a peça ou
componente possa receber algum tipo de retrabalho, esta deverá ser mantida original.
Nos casos em que a comparação ou avaliação desta com a ficha de homologação ou catálogo de peças do fabricante, deixar qualquer dúvida, os Comissários Técnicos e Desportivos darão o parecer final.

ARTIGO 1: CHASSI E DIMENSÕES
1.1 – CHASSI
A construção do chassis deve obedecer as especificações constantes neste artigo.
Com referência à resistência de construção, ele deverá ser capaz de resistir, com adequado grau de segurança a todos os esforços produzidos durante a operação.
A estrutura, ou gaiola do veículo deverá ser construída com tubos galvanizados de diâmetro de 1”1/4, no mínimo e 1”1/2 no máximo, com paredes mínima de 1,9mm, dentro de um padrão que proteja o piloto, com 2 (dois) arcos de segurança com 6 (seis) pontos de apoio. É obrigatório o uso de barras de ligação longitudinais (“X” na trazeira) na altura do ombro do piloto.
Em ambos os casos deverão estar no mínimo à 50mm, da cabeça do piloto sentado, com cintos atados firmemente e na altura do centro das rodas. É obrigatória a fixação de uma barra de desvio nas duas laterais para proteção das rodas traseiras.
Esta proteção nunca deverá exceder à largura das rodas. Nas barras de desvio, os tubos a serem usados deverão ser de aço com medidas de 1” de diâmetro e de 1,9mm,de espessura de parede, no máximo.
Todas as curvas efetuadas nos tubos deverão obedecer a um raio mínimo de 35mm, que será medido na parte interna da curvatura do tubo.
Não se admite cantos vivos em qualquer parte da estrutura tubular.
Em todos os tubos da estrutura deve ser feito um furo com diâmetro de 4mm, para vistoria técnica.

1.2 – ARCO DE SEGURANÇA
Não serão admitidas soldas em sua extensão, somente nas bases e nas uniões dos tubos é que será permitido o uso do processo de soldagem.

1.3 – CARROCERIA
Nenhuma parte da carroceria (carenagem) poderá exceder a largura das rodas.

1.4 – ASSOALHO
Deve ser obrigatoriamente fechado, desde a pedaleira até o assento do piloto, para proteção deste, com chapa de ferro de 0,80mm ou de alumínio de 1,5mm, com furos de 10 mm para saída de líquidos.

1.5 – PÁRA BRISA
É obrigatória uma rede de proteção de aço no local do pára brisa.
À malha desta rede de proteção deve ser igual ou inferior à 25 mm de largura e
confeccionados com arame de aço de no mínimo 3mm de diâmetro, rígido.

1.6 – ESPELHOS
Obrigatória a permanência dos espelhos retrovisores, externos esquerdo e direito, sendo liberado o uso de qualquer marca ou modelo.

1.7 – PAINEL
Permitido acrescentar uma chapa de alumínio, para a instalação de conta giros,
pressão de óleo, temperatura do óleo, pressão de combustível e cronômetro.

1.8 – ENTRE EIXOS
A distância entre eixos deverá ser de no máximo 2600mm e no mínimo 2400 mm.

1.9 – COMPRIMENTO
Máximo total do veículo, 4000mm.

1.10 - LARGURA
Máxima total do veículo, 1850mm. (medida na altura dos eixos das rodas traseiras, incluindo os pneus).

1.11 – PARA-CHOQUE DIANTEIRO
Obrigatório a instalação de pára-choque dianteiro, Modelo Ex. do pára-choque dianteiro utilizado na categoria a Ar 2011, que será obrigatório para todas as categorias a Ar.
ARTIGO 2: PESO
2.1 – Peso mínimo dos veículos para todas as categorias: 600 Kg (seiscentos quilos) sem piloto e com tanque de combustível vazio.
Parágrafo 1º - Os pesos acima se referem ao veículo nas condições que se
encontrarem ao inicio ou ao término das competições ou tomadas de tempo, com lubrificantes do motor, do câmbio, e fluído de freios nos níveis em que terminarem.( proibido a adição de lubrificantes ou fluídos ).
Parágrafo 2º - Qualquer material encontrado solto em qualquer lugar do veículo será retirado antes da aferição do peso.
Parágrafo 3º - No caso de algum componente mecânico ou da carroceria ter caído durante as competições e tomadas de tempo oficiais, este(s) componente(s) não poderá(ão) ser(em) colocado(s) de volta no veículo para aferição do peso.
Parágrafo 4º - Uso de Lastro – Os lastros se necessários, devem ser blocos sólidos com peso máximo de 10 (dez) quilos por unidade fixados com, no mínimo dois parafusos de aço de 8 (oito) milímetros com reforço por contraplaca (tipo sanduíche) e lacrados quando da vistoria técnica, devendo  (Obrigátorio a fixação no assoalho ao lado direito do piloto).

ARTIGO 4: MOTORES
4.1 – MOTORES PERMITIDOS
Permitido somente a utilização dos motores de fabricação nacional, com até 1600 cc, para os veículos com refrigeração a ar, dentro dos padrões estipulados para categoria.

Categoria N “estreantes”.
 - será permitido somente o uso de motores VW 1600 cc refrigerados a ar com carburação simples, independente do modelo de carburador, desde que original da marca VW para motores a ar á gasolina (tipo de gasolina liberado).
Carburação - carburação permitida nos modelos SOLEX 30 PIC-S, SOLEX 30 PIC, SOLEX H30/31 PIC-T, poderá ser alterado o giclê conforme necessidade, proibida qualquer alteração nos difusores e agulhas, proibido o uso de carburação de outra marca.
Comando de Válvulas - comando de válvulas original da marca, permitido o uso de comando torque utilizado na Kombi, proibido qualquer comando fora das medidas originais de fábrica.
 
Virabrequim - virabrequim deverá ser original 1600 de curso 69 sem qualquer retrabalho, permitido apenas balanceamento.
Componente de motor –
- proibido tirar pesos de bielas.
- proibido retirar peso do volante do motor, permitido apenas balanceamento.
- proibida a alteração em sedes de cabeçotes para uso de válvulas grandes, proibido rebaixar cabeçotes, proibido o uso de molas duplas.
- proibida a utilização de qualquer outro kit de pistão superior ao modelo 1.6 VW 1600, proibido o uso de pistão 1,00 mm.
- proibido qualquer retrabalho no coletor de admissão.
- proibida alteração na polia de virabrequim.
- liberada a utilização de alternador, desde que original da marca VW.
- permitida somente uso de bomba de combustível original do modelo VW a ar, proibido o uso de bomba elétrica.
- liberado o uso de kit de ignição eletrônica, inibindo o uso de platinado, sendo que só será permitida uso de bobina medida até 77.
- proibido alteração nos kits de velas de ignição, bem como, cabos de velas deverão ser originais.
- liberado o uso de sistema de filtros de ar esportivo, proibida a utilização de qualquer sistema impulsivo de ar. Em relação ao sistema de filtro de ar, o mesmo deverá ser direcionado com o bocal do filtro para trás, independente do lugar onde for fixado.
- permitido o uso de qualquer tipo de modelo de escapamento (livre), porém, o mesmo, não poderá ultrapassar a linha da estrutura traseira do chassi do veículo. Proibido o uso de manta térmica. Parágrafo Único: Facultativo o uso de abafadores.
- transmissão permitida original (veículo fusca, Brasília, Kombi), sem modificações, permitido flange quando da utilização do cambio do motor a ar.
- permitido somente relações originais de diferencial da linha VW, sendo proibido o bloqueio de diferencial. Proibido alterar a Relação de engrenagens de caixa. Permitido a utilização de uma cinta de reforço no câmbio, para enrijecimento do conjunto, corrente ou travessa de ferro.

Demais itens de funcionamento –
- O cabo do acelerador pode ser substituído ou duplicado por outro, sendo de fabricação livre.
- Bateria é permitido o uso de chumbo ácido, fabricado no Brasil, 12V (Volts) de
qualquer marca, e do tipo selada. Deverá ser usada uma caixa de proteção ou suporte fixo no assoalho e fixada com uma cinta.


ARTIGO 5 - Itens de segurança
- tanque de combustível deverá ser de metal e obrigatoriamente com proteção de chapa corta fogo, entre piloto e tanque. Facultada a substituição da canalização original de combustível por outra de qualquer diâmetro. Proibido o reabastecimento durante a prova e no grid(alinhamento para largada).

- em relação a extintor de incêndio é obrigatório a instalação dentro do habitáculo do veículo de no mínimo 1 (um) extintor de incêndio com no mínimo 5 Kg de carga e devidamente instalados de pé dentro do habitáculo.
Todos os extintores de incêndio do veículo deverão estar devida e comprovadamente carregados e dentro do prazo de validade da carga e da carcaça do extintor.
- obrigatório a instalação de cinto de segurança, com no mínimo 3 polegadas de largura, 4 (quatro) pontos, com fixação no assoalho, através de parafuso de 8 (oito) mm com arruelas com porcas travantes ou contra-porcas de no mínimo 40 (quarenta) mm de diâmetro e 3 (três) mm de espessura, sendo uma interna e outra externa.
- em relação ao banco, deverá ser do modelo concha, devidamente forrado e encapado. Deverá ser obrigatoriamente fixado na estrutura do carro, não podendo haver trilhos ou regulagem.
- uso obrigatório de um macacão de tecido resistente de pernas e mangas longas. Itens verificados pela organização.           
- obrigatório uso de luvas, calçado fechado e capacete fechado com viseira em perfeito estado. Itens verificados pela organização, onde o item capacete, deverá ter obrigatoriamente o selo de certificação do Inmetro dentro da validade.
- obrigatório a instalação a luz dianteira, dois faróis na parte frontal do veículo, apontados para frente e com lâmpadas de 40 watts de 12volts.
- obrigatório a instalação de 02 (duas) sinaleiras amarelas modelo único de carreta random, que acendam juntamente com os faróis, com lâmpada de 5 watts de 12volts.
- obrigatório no mínimo dois focos de luz vermelha (modelo único de carreta random redonda vermelha), para luz de freio, com lâmpadas de 21 watts de 12 volts.
- CHAVE GERAL
Obrigatório, deve estar instalada de tal forma que o piloto possa acioná-la quando sentado em seu banco, com os cintos de segurança atados.
Deverá desligar todo o circuito elétrico, circuito positivo da bateria.
Não poderá ser usada chave tipo faca de cerâmica.


Artigo 6 - Rodas, Pneus, suspensão
- obrigatório o uso de rodas dianteira e traseira de fabricação nacional, liberado o retrabalho das rodas, podendo ter o miolo virado para alargar a medida de entre eixos.
Fica proibido o uso de adaptadores de 5 (cinco) para 4 (quatro) furos para fixação das rodas.
- somente será permitido pneus de uso automotivo nacional, permitido pneu remoldado, proibido pneus frisados.
- os amortecedores são livres desde que nacionais, sem regulagem externa. Proibida a utilização de canalizadores e pressão de óleo. Permitido o uso de somente um amortecedor por roda. Proibido tubo de alumínio no amortecedor. Proibido Link para os amortecedores.


ARTIGO 7: Freios e Sistema de Direção
Freio Dianteiro e Traseiro
Livre, de fabricação nacional em aço, podendo sem a tambor ou a disco.
Sistema de direção
Livre, de veículos de linha nacionais.
Barra de direção em tubos de aço.
Prolongador do braço Pitman em aço, com espessura mínima 14mm.

ARTIGO 8: CONSIDERAÇÕES GERAIS
- Os casos omissos serão resolvidos de acordo com a tradução do "Anexo J" da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), publicado pelo Conselho Técnico Desportivo Nacional da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Proibido o reparo do veículo na pista por mecânico da equipe participante. O piloto só poderá fazê-lo com recursos próprios e as ferramentas disponíveis no carro.
- Todos os itens deste regulamento poderão ser vistoriados antes, durante e ao final de cada etapa, passível de punição e desclassificação do piloto na etapa. Será de conhecimento de todos que para verificação de alguns itens deste regulamento, poderá haver abertura parcial de motor, bem como certificação de todos os itens do carro e componentes do motor, com o intuito de verificar a originalidade do conjunto presente neste regulamento técnico.
- em relação á vistoria, será de forma aleatória através de sorteio durante as etapas do campeonato, onde estarão passiveis de vistoria, os 3 primeiros colocados na etapa.
- este evento não se responsabiliza com despesas e manutenção posteriormente as vistorias, ou seja, a responsabilidade é totalmente do piloto em manter seu equipamento dentro do regulamento, bem como, estar ciente de possíveis vistorias e avaliações que venham a ocorrer durante o campeonato, sendo que a Associação de Gaiolas de Joaçaba e a Federação (FAUESC) não irão ressarcir as despesas causadas durante e após a vistoria.

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