Minuto Seguro

O Blog do Assis procurou e encontrou para você

Caros leitores, sempre que saio de casa esqueço que não ter seguro automóvel pode ser um problema, ainda mais nesse trânsito caótico de hoje em dia.
Fui pesquisar online um seguro de carro e descobri uma ótima forma de ganhar mais tempo, cotando o seguro de carros na Minuto Seguros.
Afinal, todo brasileiro que trabalha e tem um carro, as vezes se esquece que é perigoso andar sem seguro de carro.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Desportivo - 2012



COPA  SCHERER DE VELOCIDADE 2012

         REGULAMENTO  DESPORTIVO

CATEGORIAS GAIOLAS – CHASSIS DE FUSCA,      BRASILIA, TL  E  VARIANTE, ORIGINAL       CATEGORIA           TUBULAR.                                                              
DEFINIÇÃO DO CAMPEONATO
 Art. 1º - A associação de Gaiolas de Joaçaba, fará disputar no ano de 2012, uma manifestação Desportiva denominada “COPA SCHERER DE VELOCIDADE” composto das seguintes Categorias:
A)    Graduados “A”
B)     Graduados “B”
C)    Novatos      “N”
D)    Graduados AP
1.a. A definição dos pilotos e categorias será conhecida através das classificações finais do Campeonato 2011.
1.b. Os pilotos que andaram em ao menos uma prova em 2011, terão vaga garantida no grid da sua categoria.
1.c. Piloto classificado na seletiva para correr na Categoria Graduados “B”, poderá correr na Categoria Graduados “A”, sendo que o mesmo não terá grid garantido. Se participar da Categoria Graduados “A” não poderá mais correr na Categoria Graduados “B”, assim valendo para os Novatos.
1.d. Na categoria AP, segue Regulamento Técnico em vigor.
                                  DAS ETAPAS
Art. 2º - O Campeonato será constituído de 10 (dez) etapas, conforme Calendário aprovado para 2012 valendo pontos para a Categoria Gaiolas.
Art.3º - Todas as partes interessadas, Associações, Clubes, Agentes, Promotores, Construtores, Concorrentes e Pilotos não poderão participar da “COPA SCHERER DE VELOCIDADEa não ser sob a condição expressa de se Submeterem a todos aos textos legais e normas que o regem.
O Piloto é sempre Responsável pela Integridade Técnica e Moral de sua Equipe. Portanto, cairá sobre ele a Responsabilidade de qualquer ato irregular da equipe, independentemente das sanções aplicadas ao infrator. 
Art.4º - Somente a comissão julgadora tem poderes para concordar com os Regulamentos referentes a COPA SCHERER DE VELOCIDADE/2012” e seus Adendos.
Art.5º- Das Disposições Gerais:
Seguem-se os presentes regulamentos:
- Presente Regulamento;
- Regulamentos Técnicos pertinentes, para 2012.
DO REGULAMENTO PARTICULAR

Art.6° - Da Organização:

6.a - A prova será organizada dentro do escopo das prescrições do Código Desportivo Internacional e do Código Desportivo de Automobilismo, em conformidade com as disposições gerais da “COPA SCHERER DE VELOCIDADE/2012”, o presente Regulamento Desportivo e o Regulamento Técnico pertinente.
6.a.1 - Todos os Concorrentes e Pilotos se comprometem a respeitar os seus textos (Regulamentos citados no item 6.a), pelo simples Ato de se inscreverem no Campeonato e/ou de Participarem das provas em questão.
6.b - Principais Oficiais das Provas:
 PRINCIPAIS OFICIAIS
INDICAÇÃO
APROVAÇÃO     RESPONSABILIDADE
   Diretor de Prova
CCO-FAUESC
 Grupo-Fauesc                FAUESC
   Comissário Técnico
CCO-FAUESC
 Grupo-Fauesc                FAUESC
   Comissário Desportivo
CCO-GRUPO
 Grupo-Fauesc               CCO - GRUPO
   Cronometragem
CCO-FAUESC
 Grupo-Fauesc               CCO - GRUPO
   Demais Cargos/Funções
CCO-FAUESC
Grupo-Fauesc                CCO - GRUPO

6.b.1 - Da formação e responsabilidades dos Comissários Desportivos/Técnicos.
             Ficará a cargo da FAUESC que julgará os protestos e eventuais problemas que           ocorram no decorrer do evento, dando resposta aos protestos antes da premiação. A do evento e os pilotos Não poderão fazer parte desta Comissão. Aos mesmos caberá somente informar sobre as decisões tomadas.
Art.7º- Dos Veículos Admitidos:
 Serão Admitidos nas provas da “COPA SCHERER DE VELOCIDADE/2012”, os Veículos que estiverem em conformidade com a Regulamentação das Categorias para 2012, através de vistorias a serem realizadas na data das etapas, podendo esta ocorrer antes, durante ou ao final da etapa.
 Art.8° - Das Inscrições:
8.a - O evento se iniciará no primeiro horário constante do Regulamento particular da prova, que deverá ser aquele determinado para a abertura das inscrições.
8.b - As Inscrições poderão ser feitas até o início do treino classificatório do dia.
8.c - Não sendo efetivada a inscrição no prazo previsto no presente artigo, a Organização da Prova só poderá aceitá-la, mediante Autorização dos Comissários Desportivos.
8.d - Nenhum Carro poderá participar da Tomada de Tempo ou Prova, sem estar devidamente Inscrito e Vistoriado. O Piloto que entrar na pista para treinar sem estar devidamente inscrito, será retirado da mesma pela Direção da Prova e pagará Multa no valor de 01 (uma) inscrição (R$ 50,00 - cinquenta reais).
8.e - Taxa de inscrição será de R$ 50,00 (cinquenta reais).
8.f - Pilotos que fizerem a sua estréia após a realização da (terceira) etapa (4ª etapa em diante) terão que obrigatoriamente pagar o valor da inscrição, referente a 50% (cinquenta/%) do valor referente às etapas já realizadas à CCO.
Art.9° - Do Número de Pilotos  por Carro:
9.a - A “COPA SCHERER DE VELOCIDADE/2012” terá apenas um Piloto inscrito em cada Carro por Categoria, podendo ter um piloto reserva que levará pontos para si mesmo e não para a Gaiola.
Parágrafo Primeiro - Fica expressamente Proibido um Piloto treinar, tomar tempo ou participar da prova com o Veículo de outro Piloto, sem a Autorização dos Comissários Desportivos. O Piloto que cometer tal irregularidade será Penalizado de acordo com Art. 32.e / Art. 32.f , podendo ser enquadrado em mais de uma sanção.
9.b - Não será permitida a Inscrição e utilização de Carro Reserva, porém caso ocorra sinistro com o carro do competidor (piloto) durante os treinos livres ou cronometrados, sem que haja condições de colocá-lo na pista em tempo hábil para a prova ou treino cronometrado, poderá ser solicitada, por escrito, aos Comissários Desportivos a utilização de outro carro para sua participação.
9.b.1 - Caso ocorra sinistro durante a Tomada de Tempo (Treino Cronometrado), e o Carro não tenha condições de largar na prova, e o mesmo optando em participar com outro carro, desde que solicitado aos Comissários Desportivos, largará na última fila, sendo considerado sem Tomada de Tempo. Neste caso o carro danificado ou sem condições, ficará à disposição da Comissão Técnica.
Art.10° - Das Licenças dos Pilotos Concorrentes:
10.a - Todos os concorrentes deverão estar cientes do presente regulamento e liberados pelo grupo.
10.b - As licenças deverão ser válidas para o Ano em Curso.
10.c - Os condutores e concorrentes Não poderão estar sob efeito de Suspensão, ou em Débito com a CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo, FAUESC - Federação de Automobilismo do Estado de Santa Catarina e os Organizadores do evento.
10.d - A Fauesc poderá se recusar a aceitar a inscrição de um concorrente/piloto, desde que justifique o motivo.
10.e - Proibido a participação de pilotos com idade inferior a 16 (dezesseis) anos.
10.f - Pilotos como idade entre 16 (dezesseis) e 18 (dezoito) anos poderão correr mediante Autorização por escrito dos pais e aprovação dos Comissários Desportivos.
Art.11° - Das Responsabilidades dos Pilotos Concorrentes:
11.a - De forma geral é Responsabilidade do Concorrente, fazer com que todas as pessoas  abrangidas pela sua inscrição respeitem as Leis e Regulamentos. Qualquer procedimento indevido, palavras ou atos do Piloto ou pessoas a ele ligadas implicarão em Penalidades ao Piloto, participante da etapa ou não.
11.b - Os Concorrentes deverão se assegurar de que os Veículos estejam conforme os Regulamentos e dentro das Normas de Segurança durante todo o desenrolar dos treinos e da prova. O fato de se apresentar um Veículo para Verificação Técnica será considerado como uma Declaração Implícita de Conformidade.
11.c - Será de responsabilidade do Piloto a devolução de sensores e outros equipamentos cedidos pela organização de prova, para realização de treinos livres, cronometrados e provas, cabendo ao mesmo o ressarcimento do equipamento à Organização da Copa em caso de perda ou dano.
11.d - Os Organizadores e os Patrocinadores eximem-se de toda e qualquer Responsabilidade Civil e Penal, pelas infrações cometidas e/ou acidentes causados durante treinos, provas, ou eliminatórias, sendo esta Responsabilidade Exclusiva daquele que as tenha cometido.
Art.12° - Dos Seguros:
12.a - O Organizador e/ou Proprietário da pista deverá comunicar a Fauesc e a Comissão Central Organizadora se possui seguro para o evento, detalhando quais os riscos cobertos pela apólice.
12.b - Tanto os Condutores como os Oficiais e Agentes de Competição, não serão considerados como terceiros entre si.
Art. 13° - Das Verificações Administrativas:
13.a - Todos os concorrentes e seus representantes oficialmente designados, deverão se apresentar às Verificações Administrativas e Técnicas.
13.b - Os documentos regulamentares dos Concorrentes e Pilotos deverão estar disponíveis para as verificações administrativas.
13.c - A verificação constará do controle dos seguintes documentos: Cédula Desportiva Nacional ou recibo CBA/FAU, (dentro do prazo de validade), pendências, inclusive financeira com a CBA ou FAUESC, etc. Poderá ainda ser exigido um exame médico e/ou teste com Bafômetro de quaisquer dos condutores presentes e/ou membros de equipes, caso seja julgado necessário pelo médico, para-médico encarregado, pelo Diretor da Prova, ou pelos Comissários Desportivos, isentando a CCO de qualquer responsabilidade.
13.d - É obrigatória a presença dos Pilotos concorrentes para as verificações. Aqueles que não se apresentarem ou se negarem a fazer o exame médico ou o teste, cf. Art. 13.c, não estarão autorizados a participar dos treinos cronometrados e da prova, salvo autorização expressa concedida pelos Comissários Desportivos.
 Art.14° - Das Verificações Técnicas:
14.a - As Verificações Técnicas preliminares dos Veículos poderão ser feitas independentemente das Verificações Administrativas.
14.b - Os números de identificação e a publicidade do(s) Patrocinador (es) do Campeonato deverão estar afixados no carro antes das provas de classificação. Os Veículos deverão se apresentar com um mínimo de 03 (três) números de identificação, em um painel branco e números na cor preta, localizados nas 2 (duas) partes laterais e parte dianteira do veículo. Os algarismos que compõe o numero deverão ter altura mínima de 30 (trinta) cm. E a espessura mínima dos traços de cada algarismo deverá ser de 07 (sete) cm.  Nenhum veículo poderá participar dos treinos se não houver sido verificado pelos Comissários Técnicos.
14.c - Todos os Veículos que, depois de sua aprovação, sejam desmontados, modificados, ou que se envolvam em acidentes, deverão ser reapresentados para verificação.
14.d - Qualquer veículo poderá ser impedido de largar por motivos de segurança.
14.e - O Diretor da Prova pode determinar que um Veículo envolvido em um acidente pare nos boxes para que seja submetido a uma nova verificação, ou mesmo que o condutor seja submetido a exame médico.
14.f - Os Comissários Desportivos comunicarão os resultados das Verificações Técnicas, às referidas equipes.
14.g - Os Comissários Desportivos e Técnicos podem:
*** Eleger, a qualquer momento o Veículo de um concorrente para Inspeção/Verificação Técnica. O concorrente será informado desta intenção. A hora e o lugar para inspeção será determinada de forma a não prejudicar a participação do concorrente e/ou do seu veículo na prova.
*** Determinar durante uma Verificação Técnica que o veículo, ou componente, seja desmontado, caso isto seja necessário para concluir a verificação.
*** Determinar ao concorrente, que sejam fornecidas quaisquer peças ou partes destas, que se tornem necessárias para exame posterior.
14.h - Verificações Técnicas Obrigatórias: A critério dos Comissários Técnicos/Desportivos.
Art.15° - Dos Treinos Livres e Classificatórios:
15.a - A pista deverá estar pronta para treinos livres a partir das 09:00 horas. da manhã à realização da prova, obedecendo ao seguinte Cronograma:                                  
     Sábado: (opcional)
14:00 às 17:00 horas – Treino Livre Geral no inverno.
15:00 às 18:00 horas – Treinos Livre geral, no verão.
                                                  Domingo:
09:00 hr – Treino Livre Novatos “N”
09:15 hr  – Treino Livre Graduados “B”
09:30 hr – Treino Livre Graduados “A”
09:45 hr – Treino Livre Tubular AP
10:00 hr – Início Treinos Classificatório mesma ordem dos treinos livres.
13:30 hr – Briefing obrigatório,com assinatura de presença.
13:45 hr – 1ª Baterias Novatos   “N”
                 1ª Bateria Graduados “B”
                 1ª Bateria Graduados “A”
                 1ª Bateria Tubular   AP
                 2ª Bateria Novatos    “N”
                 2ª Bateria Graduados “B”
                 2ª Bateria Graduados “A”
                 2ª Bateria Tubular   AP
17:00 hr – Entrega Premiação
OBS.: No horário de verão adianta-se 30 (trinta) minutos para início das baterias, pela parte da tarde. Poderá haver mudanças nos horários de acordo com o número de pilotos inscritos, ou conforme a necessidade do dia.
15.b - A ordem de largada para as baterias serão definidas através do Treino Classificatório, com duração de 10 (dez) minutos. Caso haja empate entre 2 (dois) ou mais competidores, o desempate será dado ao que realizou primeiro o tempo que originou o problema, caso o empate persista será pela (segunda) melhor volta e assim sucessivamente.
15.c - Caso seja realizado o Treino Classificatório e a prova não seja realizada, por qualquer motivo e a mesma seja transferida para outra data, no mesmo local ou em outro, será efetuado um novo Treino Classificatório, porém respeitando-se os tempos anteriormente adquiridos.   
15.d - Alinharão no grid no máximo 20 (vinte) veículos por categoria e no mínimo 04 (quatro) veículos por categoria, sem retorno do valor da inscrição. Sendo que se houver menos de 5 (cinco) Gaiolas a pontuação total da etapa será dividida entre os que efetuarem sua inscrição e alinharem na pista.
Parágrafo Único: À critério dos Comissários Desportivos, em todas as Categorias, poderão largar um numero maior ou menor do que o determinado no Art. 15.c.
15.d.1 - Se o número de inscritos ultrapassarem a quantidade de carros permitida/autorizada para largada, formarão o Grid os primeiros colocados, de acordo com Art.15.c. e seu Parágrafo Único, ficando à critério dos Comissários Desportivos a realização ou não da Repescagem.
15.d.2 - Pilotos que tiveram inscrição válida em 2011 têm vaga garantida nas provas de 2012, desde que tenham feito sua volta de classificação, Independentemente de tempo.
15.d.3 - Pilotos com inscrição apenas em 2012 estarão sujeitos a vagas disponíveis no grid das categorias. Não havendo vagas a inscrição não será devolvida. (respeitando-se o Art. 15. c).
15.e - Haverá 2 (duas) baterias por etapa, sendo que na (segunda) bateria o grid será pela classificação da (primeira) bateria. Os que concluírem a prova obrigatoriamente largarão nas posições seguintes.
Art.16° - Da Realização das Provas:
16.a - As provas obedecerão a seguinte programação:
Segundo o Regulamento Geral a ser divulgado.
Art.17° - Da Duração das Provas:
17.a - Todas as baterias terão duração de 15 (quinze) minutos + 1 volta.
17.b -  1ª  Bateria 15 (quinze) minutos + 1 (uma) volta
          2ª  Bateria 15  (quinze) minutos + 1 (uma) volta 
Art.18° - Das Normas Gerais de  Segurança:
18.a - Somente a pista do circuito descrito no Regulamento particular da prova será usada pelos Pilotos no transcorrer dos treinos e da prova.
18.b - Se um Piloto, por qualquer motivo, for obrigado a parar o seu carro, este deverá ser retirado da pista o mais rapidamente possível, a fim de que sua presença não torne perigoso o desenrolar dos treinos ou da prova. Se o Piloto se achar impossibilitado de retirar o carro do local onde possa apresentar riscos para outros participantes, os Comissários de Pista deverão dar assistência necessária para a remoção. Neste caso, se o Piloto conseguir por seus próprios meios colocar seu carro em movimento, ele poderá prosseguir na prova sem ser excluído.
18.c - Qualquer reparo fora dos boxes só poderá ser executado pelo Piloto, com auxílio de ferramentas ou objetos que estiverem sendo transportados a bordo, sob pena de exclusão.
18.d - Qualquer tipo de abastecimento fora da área dos boxes é terminantemente proibido, acarretando imediata exclusão do concorrente.
18.e - Somente o Piloto e, excepcionalmente, os Oficiais e Agentes de Competição, (Art.18.b) poderão mexer em carros parados na pista.
18.f - O Piloto não poderá empurrar seu carro ao longo da pista, ou assim proceder para ultrapassar a linha de chegada.
18.g - Todos os Pilotos sejam nos Treinos Livres, Treinos Classificatórios ou Provas, deverão estar sempre vestidos adequadamente com Macacão de Mangas compridas, Capacete, Sapatilhas, Luvas e com Cinto de Segurança atado, itens que deverão seguir as normas de segurança em vigor. Recomenda-se o uso de macacões com tecido a prova de fogo e colete cervical. Os itens deste Artigo deverão apresentar bom estado e com boa qualidade.
18.h - Todos os carros devem estar em conformidade com as regras de segurança do CDI - Código Desportivo Internacional, CDA - Código Desportivo de Automobilismo, Regulamento Desportivo e Técnico da Copa/2011. Qualquer infração levará à exclusão imediata.
18.i - Qualquer Piloto que tenha intenção de deixar a pista e retornar aos boxes deverá sinalizar devidamente com tempo suficiente para fazê-lo com segurança. É absolutamente Proibida a utilização da Marcha Ré na entrada, saída e pista de rolamento dos Boxes.
18.j - Todos os Pilotos sejam nos Treinos Livres, Treinos Classificatórios ou Provas, deverão estar com os faróis ligados (presença de dois cibiés de livre escolha e modelo) instaladas na parte frontal , caso contrário a entrada Não será permitida, inclusive o uso de luz trazeira para sinalização (padrão de cibié quadrado de qualquer modelo), 1 (uma) luz trazeira.
 Art.19° - Da Disposição para a Largada:
19.a - A largada será constituída por 2 (duas) filas de carros, alinhados de forma a não coincidirem um com o outro. A distância entre os carros, será de 2 (dois) metros, a partir da traseira do veículo da frente. Deverá existir no mínimo 1,00 (um) metro na largura entre um carro e outro, alinhados no Grid largada.
19.b - O lugar do carro no grid será determinado pelo melhor tempo obtido pelo Piloto no Treino Classificatório.
19.c - O lugar dos carros que não se apresentarem para a largada deverá permanecer vago.
19.d - O Grid de largada deverá ser marcado com placas ou similares.
Art.20° - Da Largada:
20.a - A largada será dada por intermédio de Sinal Luminoso. Caso a sinalização luminosa não esteja disponível, a largada poderá ser dada com Bandeira, junto com o diretor da prova.
20.b - A saída dos boxes será fechada no mínimo 05 (cinco) minutos antes da hora da largada. Todos os carros que não tenham saído dos boxes até este momento, só poderão largar após a passagem do último carro e partindo da saída dos boxes. O fechamento da saída dos boxes deverá ser informado pelo sistema sonoro com até 2 (dois) minutos de antecedência.
Qualquer Piloto que não puder largar deve sinalizar o impedimento. Seu carro será empurrado para os boxes e ele não poderá voltar para a corrida senão após a passagem do último carro pela saída dos boxes (Art.20.b).
20.c - A Queima de Largada será Automaticamente Punida com Penalização mínima de 10 (dez) segundos, para todas as Categorias, sem prejuízo de outras sanções que as Autoridades julgarem necessárias.
20.d - Largada Atrasada: Se durante o procedimento de largada, a pista ficar subitamente inutilizável, uma Bandeira Vermelha e/ou uma placa de Largada Atrasada, seguida de outra de Desligar Motores deverá ser mostrada na Linha de Largada. Assim que as condições permitirem,o procedimento deverá ser reiniciado, a partir da placa de 5 (cinco) min. (Art. 20.b).
Art.21° - Das Sinalizações:
21.a - As Bandeiras de Sinalização deverão ter as dimensões mínimas de 60 x 80 cm.
21.b - Bandeiras utilizadas exclusivamente pelo Diretor de Provas e/ou seu Diretor Adjunto:
21.b.1 - BANDEIRA QUADRICULADA VERDE/AMARELO, usada para dar a Largada, na falta de Sinal Luminoso.
21.b.2 - BANDEIRA QUADRICULADA PRETO/ BRANCO, usada para sinalizar a chegada.
21.b.3 - BANDEIRA VERMELHA será apresentada pelo Diretor da Prova. Indica a todos os Pilotos que devem cessar imediatamente de correr e, com a máxima prudência, entrar nos boxes, parque fechado, ou qualquer outra área determinada pela Direção de Provas.
Esta Bandeira também pode ser utilizada para sinalizar encerramento prematuro da prova, ou interrupção da mesma.
21.b.4 - BANDEIRA PRETA COM DISCO LARANJA (de 40 cm de diâmetro), quando apresentada, juntamente com o número do carro, informa ao Piloto, que por qualquer irregularidade percebida com ele ou em seu carro, este deverá parar no seu boxe na próxima passagem para sanar a irregularidade. O Piloto que não acatar a decisão em até 2 (duas) voltas receberá a Bandeira Preta. Caso a prova termine antes de entrar no Box, será punido automaticamente com acréscimo de 15 (quinze) segundos ao seu tempo de prova.  Desde que a decisão de mandar parar um Piloto seja tomada, seu boxe será informado do motivo.
21.b.5 - BANDEIRA PRETA apresentada juntamente com o número do carro, indica que o mesmo está excluído da prova e deve parar imediatamente nos boxes.
21.b.6 - BANDEIRA BRANCA indica a presença na pista de um carro em marcha reduzida, em relação aos competidores e/ou de Serviço, tal como: Pace Car, Safety Car, Carros de Resgates, Ambulâncias, etc.
Quando este Veículo em marcha reduzida parar, a mesma será substituída pela Bandeira Amarela ou será dada a Relargada pela Direção da Prova.
21.b.7 - BANDEIRA PRETA E BRANCA EM DIAGONAL apresentada juntamente com o Número do Carro, adverte o Piloto por conduta Anti-Desportiva.
21.c - Bandeiras utilizadas pelos Bandeirinhas/Sinalizadores de Pista e/ou Direção de Prova:
21.c.1 - BANDEIRA AMARELA, Sinal de perigo. O motivo deste sinal poderá ser temporário ou definitivo. Os Pilotos não poderão ultrapassar um concorrente entre o Setor onde esta Bandeira está sendo apresentada e o próximo que estiver com Bandeira Verde.
21.c.2 - BANDEIRA VERDE, apresentada após o final do sinal de alerta indicado pela Bandeira Amarela, indica Pista Livre.
21.c.3 - BANDEIRA AZUL é apresentada a um Piloto lento ou retardatário, para informá-lo que os Carros dos primeiros colocados estão se aproximando, portanto, o retardatário deverá facilitar a passagem dos mesmos. No caso de obstrução evidente, a mesma será apresentada agitada. Se o Piloto sinalizado não facilitar a passagem dos mais rápidos, o fato deverá ser comunicado ao Diretor da Prova, o qual irá adverti-lo, podendo o transgressor vir a ser Multado, Excluído ou Desclassificado.
21.c.4 - BANDEIRA LISTRADA EM AMARELO E VERMELHO sinaliza pista escorregadia, é apresentada em sinal de alerta, na direção de prova, na saída de Box, ao longo da Pista pelos Comissários Desportivos.
Todas as Bandeiras utilizadas pelos Sinalizadores de Pista poderão ser apresentadas Imóveis ou Agitadas. Apresentadas Agitadas acentuam o seu significado. 
Art.22° - Das Paradas nos Boxes - Reparos:
22.a - É proibido o uso de qualquer aparelho gerador de faíscas ou de temperaturas elevadas dentro dos boxes ou mesmo na área frontal a eles.
22.b - Depois de cada parada do carro, os Mecânicos deverão desimpedir o local, retirando tudo o que foi colocado na frente do Box para atender a parada.
22.c - No caso de um Piloto errar de Box, ultrapassando-o, o carro poderá ser empurrado para trás até seu Box por seus Mecânicos. É Terminantemente Proibido o uso de Marcha a Ré na área de Box.
22.d - Com exceção de um reparo fortuito, feito em lugar seguro, efetuado pelo Piloto com os meios que dispuser a bordo, todas as operações de reabastecimento (durante treinos livres), manutenção ou reparos, só poderão ser efetuados em frente ou dentro do Box do carro. Toda, e qualquer ajuda pessoal e material externa está proibida. Ficando assim, passível de penalização o piloto que parar na pista de rolamento dos boxes durante os treinos e durante prova, para possíveis reparos, atrapalhando a passagem de outros veículos que venham a entrar nos boxes.
Art.23° - Das Interrupções e/ou Neutralização da Prova:
23.a - Se as condições normais de segurança não puderem ser mantidas, a Prova deverá ser Interrompida ou Neutralizada a critério dos Comissários Desportivos ou Diretor da Prova.
23.b - Parada da Corrida: Se for necessário parar a corrida, a Bandeira Vermelha será mostrada pelo Diretor da Prova na Linha de Chegada. A decisão de parar a Prova é dos Comissários Desportivos, e na falta destes, do Diretor da Prova. Apresentada a Bandeira Vermelha, todos os carros deverão se colocar em marcha lenta, em velocidade reduzida, não mais ultrapassar e se dirigir ao parque fechado ou outro local determinado pelos Comissários Desportivos e informado previamente aos Pilotos.  A Classificação será àquela da volta anterior à mostra da Bandeira Vermelha.
23.c - Nova Largada: Em caso de Parada da Corrida, o Diretor da Prova, depois de consultar os Comissários Desportivos, poderá determinar nova largada sob as condições seguintes:
23.c.1 - Caso "A" - Se a Bandeira Vermelha for apresentada ao líder até o fim da segunda volta da corrida, a Largada será considerada Nula. Todos os Pilotos que largaram estão autorizados à nova largada. Caso o número de carros na largada seja inferior ao total autorizado, poderão ser convidados reservas para complementar o Grid. A prova será disputada no tempo previsto, com a mesma disposição de Grid para a largada, salvo motivo de força maior, sendo autorizado, se necessário, um abastecimento suplementar.
23.c.2 - Caso "B" - Se mais de (2}duas voltas já foram completadas e menos de 75% do tempo previsto tenha sido coberto pelo líder, deverá haver uma nova largada, assim que a pista oferecer condições. A distância a ser percorrida na segunda parte da prova, será obtida deduzindo-se do tempo total, o tempo percorrido pelo líder na primeira parte da prova. As posições do novo Grid de Largada serão determinadas pela ordem de chegada na primeira parte da prova, ou seja, classificação final a volta anterior à bandeira vermelha. Só poderão participar desta segunda parte, os carros que largaram na primeira, desde que eles não tenham abandonado a prova e/ou que tenham chegado a seus Boxes (ou parque fechado), por seus próprios meios. Neste caso, os mesmos deverão ser verificados e julgados aptos a relargar pelos Comissários Técnicos.
Nenhum tipo de reparo será autorizado nos carros durante todo o tempo de interrupção da prova, salvo sob Autorização expressa dos Comissários Desportivos e/ou se o carro se dirigir aos Boxes. Neste caso, estes largarão dos Boxes, ao ser reiniciada a outra parte da prova.
23.c.3 - Caso "C" - Se mais de 75% da prova tiver sido completado, a mesma poderá ser considerada como concluída. Neste caso, a Classificação será aquela da volta anterior.
Art.24° - Da Chegada:
24.a - A Bandeira de Chegada será exibida ao líder da prova em cada bateria após o tempo regulamentar e a conclusão das voltas complementares.
24.b - No caso em que a Bandeira de Chegada for apresentada inadvertidamente, a prova será considerada terminada.
24.c - Se o sinal de fim de prova for mostrado mais tarde, a Classificação final será estabelecida em função das posições ocupadas no momento em que a chegada deveria ter sido dada.
24.d - Após a apresentação da Bandeira de Chegada, todos os carros completarão a volta em velocidade reduzida e se dirigirão ao parque fechado, salvo disposição em contrário dos Comissários Desportivos.
24.e - Será Terminantemente Proibida qualquer comemoração com Manobra Radical ao término das provas/baterias. O Piloto, que sob qualquer pretexto, infringir tal determinação, será Penalizado pelos Comissários Desportivos, (conforme Art. 32º.f), além de Multa de 03 à 05 UP's (Unidade Penalizadora).  As Multas serão cobradas em Dobro a cada Reincidência. 
Art.25° - Do Parque Fechado:
25.a - Todos os Veículos que cruzarem a linha de chegada deverão se dirigir diretamente, sob a supervisão dos Oficiais encarregados, a um Parque Fechado previamente informado aos Pilotos, onde ficarão pelo menos 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados. Os carros que não se dirigirem diretamente ao Parque Fechado não serão classificados, salvo decisão contrária dos Comissários Desportivos.
Art.26° - Das Condições para Classificação:
26.a - O Piloto que cobrir a maior distância no tempo previsto será classificado em primeiro.
26.b - Todos os Pilotos serão classificados levando-se em conta o número de voltas cobertas e a ordem na qual eles cruzarem a linha de chegada.
26.c - Para ser classificado, um Piloto deverá ter coberto pelo menos 75% da distância coberta pelo vencedor, para ter direito a pontuação, ou seja, ter completado mais de 75% do numero de voltas completadas pelo líder.
26.d - Quando uma prova for interrompida entre a 3ª (terceira) volta e 75% (ou 3/4) da duração prevista para a mesma, e for dada nova largada (art.23.b) a Classificação será obtida da mesma forma que em provas disputadas em baterias.
26.e - Para efeito de premiação da etapa, será feito pela soma dos resultados de cada bateria. 
Art.27° - Das Atribuições de Pontos:
27.a - O Título de Campeão da “COPA SCHERER DE VELOCIDADE/2012”, será atribuído ao Piloto que totalizar maior número de pontos no total das 10 dez etapas, no entanto, haverá descarte da pontuação do pior resultado (uma etapa) de cada piloto, para fins de classificação final.
27.b - A classificação em cada prova (bateria) será determinada por pontos obtidos, que serão da seguinte forma:      
                                        1ª Bateria                              2ª Bateria        
                         1º Lugar:  14 pontos                1º Lugar:  10 pontos
                         2º Lugar:  12 pontos                2º Lugar:  09 pontos
                         3º Lugar:  10 pontos                3º Lugar:  08 pontos
                         4º Lugar:  08 pontos                4º Lugar:  07 pontos
                         5º Lugar:  06 pontos                5º Lugar:  06 pontos
                         6º Lugar:  05 pontos                6º Lugar:  05 pontos
                         7º Lugar:  04 pontos                7º Lugar:  04 pontos
                         8º Lugar:  03 pontos                8º Lugar:  03 pontos
                         9º Lugar:  02 pontos                9º Lugar:  02 pontos
                       10º Lugar:  01 ponto.               10º Lugar:  01 ponto.
Obs.: O piloto que fizer a pole levará 01(um) ponto de bonificação por etapa.
Para efeito de classificação final do Campeonato, todos os pilotos deverão excluir seu pior resultado. Não valido excluir provas que não participou. (N-1), bem como, etapa canceladas.

27.c - Em caso de Empate na Classificação, ao final do Campeonato, os Critérios de Desempate serão os definidos na seguinte ordem:
l.) Maior número de primeiros lugares;
2.) Maior número de segundos, terceiros, etc., lugares, sucessivamente, até o Desempate;
3.) Maior número de vezes largado na primeira posição.
27.d - Observações gerais:
27.d.1 - Caso a prova tenha sido interrompida antes de 20% (ou 1/5) de seu tempo previsto, e não for possível dar uma nova largada, Não se Atribuirão Pontos válidos para o Campeonato.
27.d.2 - Caso o término seja depois de percorrido mais de 20% (ou 1/5), e menos de 75%, (ou 3/4) do tempo previsto, serão atribuídos Metade dos Pontos.
27.d.3 - No caso de uma Prova ser interrompida com mais de 75% (ou 3/4) do tempo previsto, serão atribuídos os Pontos em sua Totalidade.
Parágrafo Primeiro - Para calcular o percentual de prova realizado, serão considerados somente os tempos de cada bateria/prova.
Art.28° - Da Entrega de Prêmios:
28.a - Será feita premiação até o (quinto) colocado em todas as etapas e categorias. Caso não compareça ao podium perderá o direito da premiação.
Art.29° - Das Instruções e Comunicações aos Concorrentes:
29.a - Os Comissários Desportivos podem, em caráter excepcional, dar instruções aos concorrentes por meios de circulares especiais. Estas circulares serão distribuídas a todos os concorrentes que acusarão o seu recebimento por escrito. Todas as Classificações e resultados de treinos e da prova, e ainda toda a comunicação concernente ao desenrolar da prova, serão afixadas no quadro oficial de avisos, situado em lugar conhecido. Todas as decisões ou comunicações dos Comissários Desportivos, dos Comissários Técnicos ou Diretor da Prova, que digam respeito a um concorrente em particular, deverão ser, obrigatoriamente comunicado a este por escrito.
 Art.30 - Das Jurisdições:
30.a - Toda infração ao Regulamento e a não observação de instrução dada por um Oficial, serão punidos conforme as disposições do CDA e o Presente Regulamento, o concorrente será responsável pelo pagamento de multas. As multas e penalizações indicadas no Regulamento Particular não substituem, mas vem a se somar às Penalizações no Presente Regulamento.
Art.31° - Das Penalidades, Desclassificações e Exclusões:
31.a - A interpretação do Regulamento e notadamente a escolha de sanções, onde o presente Regulamento não houver fixado automaticamente, é competência dos Comissários Desportivos descritos no item 6.b  e  6.b.1, em decisão da maioria dos presentes.
31.b - Todas as decisões que impliquem em penalização de tempo, em exclusão ou desclassificação tomada pelos Comissários Desportivos, deverão ser comunicadas pelo Diretor da Prova ao infrator, o mais rapidamente possível.
31.c - No caso de Desclassificação ou Exclusão, o Piloto do carro em questão será avisado também pelos sinais regulamentares. É igualmente desejável que o Concorrente ou seu Representante, apresente ao Piloto o seu próprio comando de PARE. Se o Piloto não parar, poderá estar sujeito a outras sanções complementares.
31.d - Os competidores Desclassificados da competição em virtude do uso de artifícios proibidos no preparo do Veículo, assim como pela eventual recusa à Vistoria Técnica, pelo uso de combustível diferente daquele previsto, ou por qualquer outro motivo determinado pelos Comissários Desportivos ou Autoridades da Prova, perderão os Pontos, os Prêmios e os Benefícios da Prova em que foram punidos. Em caso de Reincidência, sofrerão Suspensão da Prova Subseqüente do Campeonato Regional de gaiolas no ano em curso ou na primeira prova da próxima temporada.
31.e - Todas as infrações, faltas disciplinares ou desrespeito aos artigos deste Regulamento, cometida por qualquer um dos Membros da Equipe, fará com que o Piloto responsável seja passível de Penalidades, como segue:
I)     Advertência:    a) Sinalizada    -    b) Verbal    -    c)Escrita
II)   Multa
III)  Penalidade em Tempo   
IV)  Penalidade em Volta(s)
V)   Exclusão
VI)  Proibição de acesso às áreas técnico/desportiva
VII) Desclassificação
VIII Suspensão
IX)   Desqualificação
X)  Cada uma das punições acima poderão ser imposta após averiguação regular. Em se tratando daquelas previstas nos incisos VI, VII, VIII e IX, as mesmas só poderão ser aplicadas após a convocação do interessado, de modo que ele faça valer o seu direito de defesa.
31.f - Agressões físicas automaticamente suspendem o piloto e a gaiola do Campeonato corrente.
Art.32° - Das Reclamações e Recursos:
32.a - As Reclamações deverão ser feitas Obrigatoriamente por escrito e entregues ao Diretor de Prova, e este encaminhará aos comissários desportivos, ou em caso de impossibilidade em encontrá-lo, aos Comissários Desportivos, acompanhadas das cauções estabelecidas peã FAUESC e uma taxa de R$ 250,00 (duzentos e cinqüenta reais) pagas a CCO.
32.b - O prazo para fundamentação de apelo não se iniciará nem terminará em Sábados, Domingos e/ou Feriados.
32.c - O apelo somente será processado mediante pagamento de taxa a ser fixada pela organização, cobrada individualmente de cada apelante.
32.d - Em nenhum caso o carro será devolvido nas condições em que se encontrava no término da prova, mas sim nas condições em que se encontrar no término da vistoria.
32.e - Caso sejam constatadas quaisquer Irregularidades neste exame, o Piloto será Desclassificado da etapa. Na reincidência será Suspenso por uma prova, e assim sucessivamente em ordem crescente de uma prova.
32.f - Entende-se por Reincidência, as faltas cometidas durante um mesmo Campeonato.
33.g - No caso de Desclassificação, assumirá esta posição o Piloto classificado imediatamente após o Piloto desclassificado, e assim sucessivamente.
32.h - Para efeito de comprovação Técnica das peças adulteradas, os Comissários tomarão como base o disposto no Regulamento Técnico da Categoria.
32.i - O Concorrente que se negar à Verificação Técnica ou não comparecer ao Parque Fechado, sofrerá as mesmas sanções daqueles casos efetivamente verificados e comprovados como irregulares.
32.j - Se a Irregularidade envolver medição que exija alta precisão, exames especializados e/ou partes não desmontáveis, o Veículo ou suas peças ficarão a disposição da organização até que seja conhecida a decisão final do exame necessário.
32.k - Correrá por conta do Reclamante todas as despesas necessárias a realização dos exames especializados.
32.l - As penalizações serão impostas pelos Comissários de prova logo após sair o julgamento do protesto.
Art.33° - Da Premiação:
33.a - Das Provas: Os concorrentes terão direito aos Prêmios que o Regulamento Particular da Prova estabelecer.
33.b - Do Campeonato: Os concorrentes de cada Categoria que somarem o maior número de pontos ao final do Campeonato, (obedecido o disposto no artigo 27º. deste Regulamento), fará jus ao Título e Troféu de "Campeão da COPA SCHERER DE VELOCIDADE/2012”.
Art.34° - Dos Aspecto dos Carros:
34.a - Os Carros deverão se apresentar com aspecto condizente ao evento.
34.b - Não serão aceitos Carros com a pintura externa em condições precárias incluindo remendos, massas de funilaria à mostra ou tinta primmer.
34.c - Exige-se que qualquer desenho e/ou publicidade pintada nos carros, seja realizada de maneira profissional, não sendo admitido aplicações com fitas adesivas e/ou outros processos não estéticos.
Art.35° - Do Credenciamento:
35.a - Cada Piloto Inscrito na Fauesc terá direito a 3 (tres) “Carteiras de Mecânico” (foto 3x4 recente) que dará acesso ao Autódromo e Box das Provas deste Campeonato. A Carteira somente será substituída mediante a Devolução da Carteira Anterior do ano em curso. Não será permitida a presença de crianças menores de 12 anos na área dos boxes.
Art.36° - Dos Ingressos:
36.a - Todos os Ingressos serão fornecidos pelo CLUBE ORGANIZADOR.
Art.37° - Das Transferência de Provas:
37.a - As provas poderão ser suspensas e/ou transferidas, desde que por motivo de força maior, porém, somente com Autorização dos Comissários Desportivos, mediante Comunicado Oficial e por escrito. As partes de provas concluídas serão consideradas válidas.
37.b - As Provas transferidas para outra data, consequentemente no mesmo local, serão transferidas para a semana seguinte, salvo da impossibilidade da realização da mesma, a etapa será cancelada, com possível marcação de nova data de acordo com disponibilidade do calendário do campeonato.
37.c - Se forem realizadas somente 2 (duas) baterias/Provas, (uma de cada categoria) a etapa será válida dentro do Regulamento.
37.d - As Provas/Etapas poderão ser Canceladas, Parcial ou Totalmente, somente por ato Administrativo da Diretoria da Fauesc em conjunto com a Associação dos Clubes envolvidos.
Art.38° - Do Briefing com os Pilotos:
38.a - A reunião (Briefing) que a Direção de Provas fará com os Pilotos participantes da etapa, será obrigatória a todos os Pilotos concorrentes. “O Piloto que por qualquer motivo, Não participar do “Briefing”, estará sujeito à Multa em UP's (Unidade Penalizadora) de acordo com o CDA. A hora e o local do "Briefing" será informada pelo sistema sonoro ou, na falta deste, por outros meios a cada piloto ou Chefe de Equipe.
Art.39° - Dos Casos Omissos:
39.a - Os casos omissos ao presente regulamento e/ou as dúvidas na sua interpretação, serão resolvidas pela Comissão Julgadora determinada na primeira etapa do Campeonato, inclusive determinando modificações em seu conteúdo que terão o mesmo valor e força das atuais disposições.
Os membros da Comissão deverão se fazer presente em todas as etapas.
Art.40° - Das Alterações:
40.a - Qualquer alteração, substituição ou modificação neste regulamento, deverá ser em forma de adendo e entrará em vigor na data de sua publicação.
Art.41° - Da Vigência:
41.a - Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, alterando e/ou substituindo o anterior, e terá força de lei desportiva.
Joaçaba (SC), 13 de Fevereiro de 2012.
_______________________________                              _____________________________
     Fauesc                                                                          Associação Gaiola Clube de Joaçaba
          TABELA DOS VALORES PARA RECLAMAÇÕES E/OU PROTESTOS
              Protesto Desportivo .  - Valor por Item Reclamado . . . . . . . . . . .   1/2 UP's
 
             Protesto Técnico      .  - Valor por Item Reclamado . . . . . . . . . .  1e1/2 UP's

     Obs. Todo Protesto Técnico deverá vir acompanhado da Taxa Desportiva única de 1/2 UP

         Valor da UP (Unidade Penalizadora) para 2012 . . . . . . . . . . . . . . . . . R$   200,00

Nenhum comentário: