Com o gpracing ainda está fora do ar, vamos disponibilizando tudo pro aqui.
Campeonato
Regional de Gaiolas 2012
FÓRMULA
TUBULAR (gaiolas a AR)
Categoria
Iniciantes Original
REGULAMENTO
TÉCNICO 2012
Introdução
–
Categoria a AR novatos: Categoria exclusiva para veículos
com motores carburados de fusca refrigeração a ar com características
originais.
Tudo aquilo
que não é especificamente permitido neste Regulamento, é expressamente
proibido, e assim sendo, todos os itens omissos neste Regulamento, deverão
encontrar-se nas suas características originais. No caso de dúvida, as peças
deverão ser confrontadas com as originais de fábrica.
Todas as
modificações são proibidas com exceção das previstas nesse regulamento.
Quando este
Regulamento não permitir clara e especificamente que a peça ou
componente
possa receber algum tipo de retrabalho, esta deverá ser mantida original.
Nos casos
em que a comparação ou avaliação desta com a ficha de homologação ou catálogo
de peças do fabricante, deixar qualquer dúvida, os Comissários Técnicos e
Desportivos darão o parecer final.
ARTIGO 1:
CHASSI E DIMENSÕES
1.1 –
CHASSI
A
construção do chassis deve obedecer as especificações constantes neste artigo.
Com
referência à resistência de construção, ele deverá ser capaz de resistir, com
adequado grau de segurança a todos os esforços produzidos durante a operação.
A
estrutura, ou gaiola do veículo deverá ser construída com tubos galvanizados de
diâmetro de 1”1/4, no mínimo e 1”1/2 no máximo, com paredes mínima de 1,9mm,
dentro de um padrão que proteja o piloto, com 2 (dois) arcos de segurança com 6
(seis) pontos de apoio. É obrigatório o uso de barras de ligação longitudinais (“X”
na trazeira) na altura do ombro do piloto.
Em ambos os
casos deverão estar no mínimo à 50mm, da cabeça do piloto sentado, com cintos
atados firmemente e na altura do centro das rodas. É obrigatória a fixação de
uma barra de desvio nas duas laterais para proteção das rodas traseiras.
Esta
proteção nunca deverá exceder à largura das rodas. Nas barras de desvio, os
tubos a serem usados deverão ser de aço com medidas de 1” de diâmetro e de 1,9mm,de
espessura de parede, no máximo.
Todas as
curvas efetuadas nos tubos deverão obedecer a um raio mínimo de 35mm, que será
medido na parte interna da curvatura do tubo.
Não se
admite cantos vivos em qualquer parte da estrutura tubular.
Em todos os
tubos da estrutura deve ser feito um furo com diâmetro de 4mm, para vistoria
técnica.
1.2 – ARCO DE SEGURANÇA
Não serão
admitidas soldas em sua extensão, somente nas bases e nas uniões dos tubos é
que será permitido o uso do processo de soldagem.
1.3 –
CARROCERIA
Nenhuma
parte da carroceria (carenagem) poderá exceder a largura das rodas.
1.4 –
ASSOALHO
Deve ser
obrigatoriamente fechado, desde a pedaleira até o assento do piloto, para
proteção deste, com chapa de ferro de 0,80mm ou de alumínio de 1,5mm, com furos
de 10 mm
para saída de líquidos.
1.5 – PÁRA BRISA
É
obrigatória uma rede de proteção de aço no local do pára brisa.
À malha
desta rede de proteção deve ser igual ou inferior à 25 mm de largura e
confeccionados
com arame de aço de no mínimo 3mm de diâmetro, rígido.
1.6 –
ESPELHOS
Obrigatória
a permanência dos espelhos retrovisores, externos esquerdo e direito, sendo
liberado o uso de qualquer marca ou modelo.
1.7 –
PAINEL
Permitido
acrescentar uma chapa de alumínio, para a instalação de conta giros,
pressão de
óleo, temperatura do óleo, pressão de combustível e cronômetro.
1.8 –
ENTRE EIXOS
A distância
entre eixos deverá ser de no máximo 2600mm e no mínimo 2400 mm .
1.9 –
COMPRIMENTO
Máximo
total do veículo, 4000mm.
1.10 -
LARGURA
Máxima
total do veículo, 1850mm. (medida na altura dos eixos das rodas traseiras, incluindo
os pneus).
1.11 – PARA-CHOQUE
DIANTEIRO
Obrigatório
a instalação de pára-choque dianteiro, Modelo Ex. do pára-choque dianteiro
utilizado na categoria a Ar 2011, que será obrigatório para todas as categorias
a Ar.
ARTIGO 2:
PESO
2.1 – Peso mínimo
dos veículos para todas as categorias: 600 Kg (seiscentos
quilos) sem piloto e com tanque de combustível vazio.
Parágrafo
1º
- Os pesos acima se
referem ao veículo nas condições que se
encontrarem
ao inicio ou ao término das competições ou tomadas de tempo, com lubrificantes
do motor, do câmbio, e fluído de freios nos níveis em que terminarem.( proibido
a adição de lubrificantes ou fluídos ).
Parágrafo
2º
- Qualquer material
encontrado solto em qualquer lugar do veículo será retirado antes da aferição
do peso.
Parágrafo
3º
- No caso de algum
componente mecânico ou da carroceria ter caído durante as competições e tomadas
de tempo oficiais, este(s) componente(s) não poderá(ão) ser(em) colocado(s) de
volta no veículo para aferição do peso.
Parágrafo
4º
- Uso de Lastro – Os
lastros se necessários, devem ser blocos sólidos com peso máximo de 10 (dez)
quilos por unidade fixados com, no mínimo dois parafusos de aço de 8 (oito)
milímetros com reforço por contraplaca (tipo sanduíche) e lacrados quando da
vistoria técnica, devendo (Obrigátorio a
fixação no assoalho ao lado direito do piloto).
ARTIGO 4:
MOTORES
4.1 –
MOTORES PERMITIDOS
Permitido
somente a utilização dos motores de fabricação nacional, com até 1600 cc, para
os veículos com refrigeração a ar, dentro dos padrões estipulados para
categoria.
Categoria N “estreantes”.
- será permitido somente o uso de motores VW
1600 cc refrigerados a ar com carburação simples, independente do modelo de
carburador, desde que original da marca VW para motores a ar á gasolina (tipo
de gasolina liberado).
Carburação - carburação permitida nos modelos SOLEX 30 PIC-S, SOLEX 30 PIC, SOLEX H30/31
PIC-T, poderá ser alterado o giclê conforme necessidade, proibida qualquer
alteração nos difusores e agulhas, proibido o uso de carburação de outra marca.
Comando
de Válvulas - comando de válvulas original da marca, permitido o
uso de comando torque utilizado na Kombi, proibido qualquer comando fora das
medidas originais de fábrica.
Virabrequim
- virabrequim deverá ser original 1600 de curso 69 sem qualquer
retrabalho, permitido apenas balanceamento.
Componente
de motor –
- proibido tirar pesos de bielas.
- proibido retirar peso do volante do motor, permitido apenas
balanceamento.
- proibida a alteração em sedes de cabeçotes para uso de válvulas
grandes, proibido rebaixar cabeçotes, proibido o uso de molas duplas.
- proibida a utilização de qualquer outro kit de pistão superior ao
modelo 1.6 VW 1600, proibido o uso de pistão 1,00 mm.
- proibido qualquer retrabalho no coletor de admissão.
- proibida alteração na polia de virabrequim.
- liberada a utilização de alternador, desde que original da marca VW.
- permitida somente uso de bomba de combustível original do modelo VW a
ar, proibido o uso de bomba elétrica.
- liberado o uso de kit de ignição eletrônica, inibindo o uso de
platinado, sendo que só será permitida uso de bobina medida até 77.
- proibido alteração nos kits de velas de ignição, bem como, cabos de
velas deverão ser originais.
- liberado
o uso de sistema de filtros de ar esportivo, proibida a utilização de qualquer
sistema impulsivo de ar. Em relação ao sistema de filtro de ar, o mesmo deverá
ser direcionado com o bocal do filtro para trás, independente do lugar onde for
fixado.
- permitido
o uso de qualquer tipo de modelo de escapamento (livre), porém, o mesmo, não
poderá ultrapassar a linha da estrutura traseira do chassi do veículo. Proibido
o uso de manta térmica. Parágrafo Único: Facultativo o uso de
abafadores.
-
transmissão permitida original (veículo fusca, Brasília, Kombi), sem
modificações, permitido flange quando da utilização do cambio do motor a ar.
- permitido
somente relações originais de
diferencial da linha VW, sendo proibido o bloqueio de diferencial. Proibido
alterar a Relação de engrenagens de caixa. Permitido a utilização de uma
cinta de reforço no câmbio, para enrijecimento do conjunto, corrente ou
travessa de ferro.
Demais itens de funcionamento –
- O cabo do acelerador pode ser
substituído ou duplicado por outro, sendo de fabricação livre.
- Bateria é
permitido o uso de chumbo ácido, fabricado no Brasil, 12V (Volts) de
qualquer
marca, e do tipo selada. Deverá ser usada uma caixa de proteção ou suporte fixo
no assoalho e fixada com uma cinta.
ARTIGO 5 - Itens de segurança
- tanque de
combustível deverá ser de metal e obrigatoriamente com proteção de chapa corta
fogo, entre piloto e tanque. Facultada a substituição da canalização original
de combustível por outra de qualquer diâmetro. Proibido o reabastecimento
durante a prova e no grid(alinhamento para largada).
- em relação a extintor de incêndio é obrigatório a instalação dentro do habitáculo do veículo
de no mínimo 1 (um) extintor de incêndio com no mínimo 5 Kg de carga e
devidamente instalados de pé dentro do habitáculo.
Todos os
extintores de incêndio do veículo deverão estar devida e comprovadamente carregados
e dentro do prazo de validade da carga e da carcaça do extintor.
- obrigatório a
instalação de cinto de segurança, com no mínimo 3 polegadas de largura, 4
(quatro) pontos, com fixação no assoalho, através de parafuso de 8 (oito) mm
com arruelas com porcas travantes ou contra-porcas de no mínimo 40 (quarenta)
mm de diâmetro e 3 (três) mm de espessura, sendo uma interna e outra externa.
- em
relação ao banco, deverá ser do modelo concha, devidamente forrado e encapado.
Deverá ser obrigatoriamente fixado na estrutura do carro, não podendo haver
trilhos ou regulagem.
- uso
obrigatório de um macacão de tecido resistente de pernas e mangas longas. Itens
verificados pela organização.
- obrigatório uso de luvas, calçado fechado e capacete fechado com viseira em perfeito estado. Itens verificados pela organização, onde o item capacete, deverá ter obrigatoriamente o selo de certificação do Inmetro dentro da validade.
- obrigatório uso de luvas, calçado fechado e capacete fechado com viseira em perfeito estado. Itens verificados pela organização, onde o item capacete, deverá ter obrigatoriamente o selo de certificação do Inmetro dentro da validade.
-
obrigatório a instalação a luz dianteira, dois faróis na parte frontal do
veículo, apontados para frente e com lâmpadas de 40 watts de 12volts.
-
obrigatório a instalação de 02 (duas) sinaleiras amarelas modelo único de
carreta random, que acendam juntamente com os faróis, com lâmpada de 5 watts de
12volts.
- obrigatório
no mínimo dois focos de luz vermelha (modelo único de carreta random redonda
vermelha), para luz de freio, com lâmpadas de 21 watts de 12 volts.
- CHAVE
GERAL
Obrigatório,
deve estar instalada de tal forma que o piloto possa acioná-la quando sentado
em seu banco, com os cintos de segurança atados.
Deverá
desligar todo o circuito elétrico, circuito positivo da bateria.
Não poderá
ser usada chave tipo faca de cerâmica.
Artigo 6 - Rodas, Pneus, suspensão
- obrigatório
o uso de rodas dianteira e traseira de fabricação nacional, liberado o
retrabalho das rodas, podendo ter o miolo virado para alargar a medida de entre
eixos.
Fica
proibido o uso de adaptadores de 5 (cinco) para 4 (quatro) furos para fixação
das rodas.
- somente será permitido pneus de uso automotivo nacional, permitido pneu
remoldado, proibido pneus frisados.
- os
amortecedores são livres desde que nacionais, sem regulagem externa. Proibida a
utilização de canalizadores e pressão de óleo. Permitido o uso de somente um
amortecedor por roda. Proibido tubo de alumínio no amortecedor. Proibido Link
para os amortecedores.
ARTIGO 7:
Freios e Sistema de Direção
Freio
Dianteiro e Traseiro
Livre, de
fabricação nacional em aço, podendo sem a tambor ou a disco.
Sistema
de direção
Livre, de
veículos de linha nacionais.
Barra de
direção em tubos de aço.
Prolongador
do braço Pitman em aço, com espessura mínima 14mm.
ARTIGO 8:
CONSIDERAÇÕES GERAIS
- Os casos
omissos serão resolvidos de acordo com a tradução do "Anexo J" da Federação
Internacional de Automobilismo (FIA), publicado pelo Conselho Técnico
Desportivo Nacional da Confederação Brasileira de Automobilismo.
Proibido o
reparo do veículo na pista por mecânico da equipe participante. O piloto só poderá
fazê-lo com recursos próprios e as ferramentas disponíveis no carro.
- Todos os
itens deste regulamento poderão ser vistoriados antes, durante e ao final de
cada etapa, passível de punição e desclassificação do piloto na etapa. Será de
conhecimento de todos que para verificação de alguns itens deste regulamento,
poderá haver abertura parcial de motor, bem como certificação de todos os itens
do carro e componentes do motor, com o intuito de verificar a originalidade do
conjunto presente neste regulamento técnico.
- em
relação á vistoria, será de forma aleatória através de sorteio durante as
etapas do campeonato, onde estarão passiveis de vistoria, os 3 primeiros
colocados na etapa.
- este
evento não se responsabiliza com despesas e manutenção posteriormente as
vistorias, ou seja, a responsabilidade é totalmente do piloto em manter seu
equipamento dentro do regulamento, bem como, estar ciente de possíveis
vistorias e avaliações que venham a ocorrer durante o campeonato, sendo que a
Associação de Gaiolas de Joaçaba e a Federação (FAUESC) não irão ressarcir as
despesas causadas durante e após a vistoria.
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